SHAPE

Faça em casa penteados de festa fáceis

Dá pra ser 3 mulheres diferentes com cabelos finos, crespos ou grossos e longos!

por Redação SHAPE, em 20/12/2011

Aprenda o passo a passo para variar o look e arrasar nas festas de fim de ano com penteados glamurosos.

Seja três mulheres diferentes mesmo tendo cabelos FINOS!

A – Naturalmente sexy com textura
“Para dar um up, você precisa de pomada”, ensina o beauty artist Laércio Teixeira, de São Paulo. Faça assim: espalhe uma gota do produto nas palmas das mãos (se o seu cabelo for looongo, dobre a dose). Jogue a cabeça e todo o cabelo para a frente e amasse os fios das pontas em direção ao comprimento. O cabelo deve estar limpo e seco, para o cosmético não pesar.

B – Rabo de cavalo para as despojadas
Atualize o penteado velho de guerra com bastante textura no comprimento. Segundo Laércio, você pode desfiar um pouco o cabelo com o pente fino, depois de preso, mas o segredo para o penteado parecermais elaborado é caprichar nas laterais esticadas. “Vale finalizar com spray fixador.” Faça assim: estique as laterais com uma escova raquete grande, prenda o cabelo com um elástico, o qual você vai esconder com uma mecha fina, torcida sobre ele e presa com um grampo escondido.

C – Injeção de glamour
Ondas esculpidas refletem a luz e deixam você lu-xu-o-sa. E dá para conseguir o penteado em casa com um modelador de cachos fino. Faça assim: “Enrole mechas médias com o babyliss na horizontal, deixando cada uma por 5 segundos. Depois solte os cachos com uma escova almofadada, penteando os cabelos cuidadosamente”, ensina o beauty artist. Para dar brilho, aplique um sérum do comprimento em direção às pontas, modelando seu novo cabelo.

Cabelos GROSSOS e LONGOS também podem ser versáteis!

A – Encarne o liso e chapado
Se o seu cabelo é levemente ondulado e você quer uma dose extra de sofisticação, capriche na escova e, se preciso, vá de chapinha, pois a superfície uniforme de fios bem escovados reflete a luz de uma maneira surpreendente. Faça assim: “Nos fios úmidos, aplique fluido para escova. Divida o cabelo em quatro partes e comece alisando (com uma escova redonda e secador) as mechas perto da nuca. Repita o procedimento em todo o cabelo e, para disfarçar possíveis falhas, passe a chapa em toda a parte externa”, ensina Laércio. Truque: Para a escova durar mais, troque o produto termoativado por mousse. Basta aplicar a quantidade equivalente a uma bola de tênis nos fios compridos.

B – Inspiração 60’s
Tem um casamento para ir? Faça um penteado fora do convencional e saia da mesmice. O volume no topo da cabeça — à la Jackie O. — arrematado por uma faixa ou tiara fina é atemporal e levanta o look instantaneamente. Faça assim: nos cabelos escovados, coloque a faixa ou tiara com a franja totalmente para trás. Levante as mechas do topo da cabeça e desfie-as com o pente fino, eriçando bem os fios próximo a raiz. “Para segurar o penteado a noite toda, aposte em um bom spray fixador no topete”, conta o expert.

C – Cheio de bossa
Mude a cara do rabo de cavalo, projetando-o para o lado. Faça assim: Aplique o leave-in termoativado em todo o comprimento e seque os cabelos com a cabeça jogada para a frente — a manobra dará volume e movimento, e o penteado aparentemente simples ficará mais rico. “Você pode esticar a franja na lateral para dar um ar de sofisticação”, ensina Laércio. Basta puxá-la com um pente para trás da orelha.

Os seus CRESPOS em três versões fabulosas!

A – Lindo e com volume controlado
Parece sonho? Pois é só truque de styling. Além de caprichar na hidratação — pois a oleosidade natural percorre com dificuldade as curvas do seu fio — você também deve abusar dos finalizadores e equipamentos. Faça assim: aplique um leave-in hidratante nos cabelos limpos e secos (evite o secador para não armar demais) e defina mechas finas e superficiais com o babyliss fino. “Você pode fazer isso todos os dias para sair com um crespo mais brilhante e arrumado”, é a dica de Laércio.

B – Domados e estilosos – vá de acessórios
Um bom lenço deixa o visual ultracontemporâneo e, o melhor, esconde o frizz do topo da cabeça em dias úmidos. Faça uma amarração estilo faixa e amasse o comprimento — que pode ganhar mais definição com o modelador de cachos fino e uma gota de reparador de pontas — para assumir o black power. Faça assim: deixe o lenço comprido na forma de uma faixa e coloque na cabeça até o meio dela. Dê uma volta ou duas voltas, juntando as pontas com um nó (ou laço grande) na nuca ou na lateral da cabeça. Pronto!

C – Penteado para uma grande festa

Se você tem dificuldade em pensar em um novo jeito de prender os cabelos em ocasiões especiais, use a forma a seu favor! Para isso, lave, seque os cabelos e amasse os cachos com mousse, para esculpir um preso moderno e fácil fácil de executar. Faça assim: Puxe as laterais para trás (uma de cada vez) como se fosse prender um rabo de cavalo e vá “costurando” as mechas com grampos, aleatoriamente, formando um coque desestruturado, mais moderno e arquitetônico.

Receba o conteúdo da SHAPE em seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades!

Enviar