SHAPE

Pele protegida no verão

Algumas precauções são fundamentais na estação mais quente do ano

por Redação SHAPE, em 24/10/2012

Com a temperatura lá em cima, bate aquela empolgação para curtir cada momento do verão. Sol, areia, mar… é realmente tudo bom, mas para aproveitar a estação livre de preocupações, é preciso cuidar (e muito!) da pele. Quer saber como? Então, anote as dicas da cirurgiã plástica e especialista em cuidados com a pele, Katia Haranaka, e corra para aproveitar esse clima gostoso sem prejudicar seu corpo!

Melhor amigo no verão
Todo mundo já sabe, mas vale reforçar: usar protetor solar, principalmente no verão, é fundamental para a proteção da pele. Katia explica que os raios ultravioletas penetram na derme e aceleram o envelhecimento, tornando-a flácida e opaca, o que favorece o aparecimento das linhas de expressão, rugas e manchas. Eles também são uns dos responsáveis pelo surgimento do câncer. Para evitar que isso aconteça, não deixe de usar esse produto poderoso, que deve ser reaplicado de hora em hora. “Indico fatores acima de 40, já que oferecem mais proteção”, aconselha a médica.

Não se arrisque!
É claro que todo mundo gosta de aproveitar o sol de verão para pegar uma corzinha. Porém, é preciso cautela. Evite a exposição solar das 11 às 15 horas, horário em que normalmente os raios são mais intensos. Prefira a manhã e o fim da tarde para conseguir o bronze tão desejado. Resista também à tentação de correr para os bronzeadores. “Esses produtos podem aprofundar o dano do calor absorvido pela pele e acelerar seu envelhecimento, além da possibilidade de queimaduras de 2º grau”, explica Katia.

Inimigos na praia
Além do sol, a areia e água do mar também agridem a pele. A primeira, ao entrar em contato com o corpo, principalmente com os pés, age como um esfoliante, podendo descamar e manchar a derme. Além de deixá-la mais suscetível a fungos e bactérias. Quer evitar o problema? Katia indica sempre usar calçados ao caminhar na praia, mesmo que seja desconfortável. Já a água salgada, por ter grande quantidade de cloreto de sódio (sal), é ainda mais irritativa. “O ideal é não passar longos períodos dentro do mar e intercalar duchas de água doce entre os mergulhos”, alerta a médica. Outra dica é levar garrafas com água limpa e jogar no corpo ao longo do dia.

Agora, não tem mais desculpa para deixar de cuidar de pele, hein?! Escolha seus produtinhos preferidos, coloque tudo na bolsa de praia e vá curtir o verão sem preocupação!

Confira mais dicas para o verão!

Leia também:
> Menos pelos e mais pele perfeita
> Acabe com a celulite, já!
> As maiores tendências de cabelo para o verão

Receba o conteúdo da SHAPE em seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades!

Enviar