SHAPE

Dieta detox

Um cardápio desintoxicante e saudável

por Redação SHAPE, em 04/03/2011

A atriz Gwyneth Paltrow, Demi Moore, a cantora Beyoncé e muitas celebridades brasileiras recorrem a este tipo de dieta quando precisam emagrecer ou aparecer magérrimas de biquíni, por exemplo. A dieta líquida, também conhecida por detox, é rica em vitaminas, minerais e fitonutrientes (produtos naturais) saudáveis que emagrece, desintoxica e dá aquela murchada básica na barriga. Se mandou vê na comilança no feriadão de Carnaval, recorra à ela! São só dois dias.

Dica prática
Você pode escolher uma das refeições do dia e adicionar duas colheres (sopa) de sementes de linhaça moídas em um de seus sucos. Ela é rica em ácidos graxos essenciais, que ajudam na queima do excesso das gorduras corporais não-saudáveis. Também adicione duas colheres (sopa) de iogurte natural em uma das refeições do dia. “Os probióticos (bactérias do bem) do iogurte auxiliam na desintoxicação do organismo ao estimular a eliminação dos parasitas intestinais. Ele acaba com as bactérias indesejáveis. Também estimula os rins, auxiliando na digestão”, fala a nutricionista Amanda Cross no livro A fantástica dieta dos sucos, da editora Marco Zero. As vitaminas rendem entre 100 ml a 400 ml, a medida exata para você consumir na hora.

Dieta Detox

Foto: Thinkstock/Getty Images

 

Cardápio

> Suco Verde Elegante (200 g de abacaxi, 100 g de brócolis, 100 g de pepino e 1 kiwi. Extraia o suco do abacaxi e do brócolis, depois bata no liquidificador com o pepino e o kiwi, com dois cubos de gelo)
> Enxuga-barriga (3 maçãs, 1 amora, 150 ml de suco de acerola sem açúcar e 1 colher (sopa) de psylium (fibra natural) em pó. Bata tudo no liquidificador.)

> 3 colheres (sopa) de sementes de linhaça, gergelim, abóbora ou girassol. (Se achar muito seco, coma com um iogurte natural light)

> Suco de laranja apimentada (250 g de cenoura, 250 g de abacaxi, ½ limão sem casca, ½ pimenta pequena sem sementes e 1 colher (chá) de folhas de coentro picadas. Retire o suco do abacaxi e do limão e bata tudo no liquidificador com dois cubos de gelo)

> Suco de pera picante (150 g de pera, 75 g de salsão e 1 pedaço de gengibre (2,5cm). Bata tudo no liquidificador com pedras de gelo para obter um suco mais cremoso)

> Suco supervermelho (200 g de morango, 400 g de tomate, algumas folhas de manjericão. Extraia o suco de todos os ingredientes misture e sirva com cubos de gelo)

> Suco bomba-relógio (150 g de espinafre, 150 g de brócolis e 2 tomates médios. Lave os ingredientes e extraia o suco)
> Suco limonada picante (3 maçãs, ½ limão sem casca, 1 pimentão amarelo sem sementes e 1 pedaço (2,5 cm) de gengibre. Extraia o suco de todos os ingredientes juntos e sirva com cubos de gelo)

> 5 frutas secas oleaginosas (pode ser 5 nozes, 5 castanha de caju, 5 castanha-do-pará, 5 amêndoim ou 5 amêndoas)

> Vitamina rubi (2 laranjas, 1 maçã, 75 g de framboesa (fresca ou congelada), 75 g de morango (fresco ou congelado) e 150ml de iogurte natural. Extraia o suco das laranjas e bata tudo no liquidificador)

> Suco revigorante super V8 (2 laranjas médias, ½ limão, 100 g de beterraba, 100 g de espinafre, 100 g de salsão, 100 g de cenoura e 1 pedaço pequeno de gengibre. Retire o suco da laranja e do limão e bata tudo no liquidificador)

> Supervitamina de laranja (1 cenoura grande, 1 laranja, 100 g de banana ou ½ abacate pequeno e 1 damasco fresco ou seco. Retire o suco da laranja e bata tudo no liquidificador)

Receba o conteúdo da SHAPE em seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades!

Enviar