Corpo perfeito com suplementos

Eles podem dar uma força (e tanto!) para melhorar os resultados obtidos na academia. Confira a lista

por Redação SHAPE
09/03/2011

Os suplementos, como o próprio nome diz, são um complemento para a dieta diária. Portanto, não devem ser utilizados para substituir uma refeição ou nenhum tipo de alimento. Eles podem dar aquela ajudinha básica para você conquistar um corpo saudável e bonito. Mas nunca faça uso deles antes de falar com um especialista. “Apesar de ter a indicação de uso nos rótulos das embalagens, é necessário consultar um profissional da área pois a quantidade e a indicação do produto varia de acordo com o objetivo individual de cada um”, alerta a nutricionista da Natural em casa, Audrey Abe, de São Paulo. Veja uma lista com os suplementos mais aclamados pela mulherada!

> Para garantir energia de sobra!
Maltodextrina
É um carboidrato de absorção rápida extraído do amido de milho. Fornece energia durante a atividade física de longa duração (por exemplo, partida de tênis, jogo de futebol, basquete, vôlei, maratona…). O consumo retarda a fadiga, pois proporciona a liberação gradual de glicose para o sangue. Na embalagem do produto é recomendado diluir 3 colheres (sopa) do suplemento em 1 copo (250 ml) de água ou suco e beber gelado antes ou durante o treino.

Dextrose
À base de carboidratos simples, que são facilmente digeridos e de rápida absorção, é um repositor de energias ideal para praticantes de todas as modalidades esportivas que necessitam de uma rápida recuperação muscular. Na embalagem do produto é recomendado dissolver 4 colheres (sopa) em 1 copo (250 ml) de água e tomar de 30 a 45 minutos antes do treino e outra logo após o mesmo.

> Para ganhar massa e fôlego
Hipercalórico
Composto de carboidrato, proteína e gordura, este tipo de suplemento é indicado para quem precisa ganhar peso. Pode ser tomado entre as refeições. Na embalagem do produto é indicado adicionar 8 colheres (sopa) do pó em 1 copo (250 ml) de água, leite desnatado ou integral e mexer vigorosamente. É recomendado ainda que bata no liquidificador.

Creatina
A creatina é uma amina nitrogenada de ocorrência natural encontrada principalmente no músculo esquelético e sintetizada pelo organismo a partir da combinação de três aminoácidos – arginina, glicina e metionina. Ela evita a fadiga muscular durante os exercícios de alta intensidade e curta duração, além de promover melhora da força e potência muscular. É indicado para exercícios de alta intensidade. O ideal é consumir antes do treino. Na embalagem do produto é indicado consumir 4 cápsulas (e não mais do que isso no dia) antes do treino ou conforme orientação do nutricionista.

> Para tonificar os músculos e acabar com a gordura
BCAA
Contém uma combinação nas proporções ideais de aminoácidos da cadeia ramificada (L-Leucina, L-Isoleucina e L-Valina) que são essenciais, mas o corpo não é capaz de produzir. É o queridinho dos atletas e malhadores em geral porque ajuda no aumento da massa magra e na preservação muscular, ou seja, você não perde músculos, só gordura. Na embalagem do produto é recomendado ingerir 4 cápsulas ao dia, 2 antes da atividade física e 2 logo após.

> Whey Protein
É a proteína isolada do soro de leite que ajuda no crescimento de massa muscular magra e aumento de performance. Como este suplemento ajuda a equilibrar a liberação da insulina, ela é determinante na perda de gordura. O ideal é consumir depois do treino. Na embalagem do produto recomenda misturar 1 dosador (32 g) em 1 copo (200 ml) de água. Se preferir, bata com suco de frutas. Tome 2 vezes ao dia, antes e após os treinos.

> Para acabar com a gordura
Termogênicos
Existem vários produtos chamados de “termogênicos” no mercado, geralmente eles são compostos com extrato de guaraná, chá verde e cafeína. O objetivo é acelerar a queima de gordura e aumentar a disposição para malhar. Por isso é recomendado ser consumido pela manhã ou antes do treino. Na embalagem do produto indica ingerir 4 cápsulas, 1 vez ao dia.