6 dicas para ter resultado na malhação

Mantenha-se motivada e alcance seus objetivos na academia

por Redação SHAPE
17/06/2010

São vários os motivos que podem nos dar uma preguiça danada de malhar. Não ver resultados rápidos no corpo, ter vergonha de exibi-lo na frente de outros frequentadores da academia, falta de tempo ou concentração… tudo isso interfere diretamente em nosso treino e prejudicam nossos resultados. Mas o segredo é se organizar e impor metas. Basta uma bela dose de incentivo para você incluir a malhação na lista de prioridades, e parar de trocar a hora dos seus exercícios por qualquer outra coisa. O personal trainer da Fórmula Academia de São Paulo, Nortom Murayama, ensina o que você deve carregar e colocar em prática!

1. Faça da atividade física um hábito. Se você malhar por obrigação, será cada vez mais difícil obter resultados positivos. Escolha as aulas que te divertem, uma academia com aparelhos modernos, que você tenha amigos que já frequentam… ou o que for preciso para você sentir prazer em estar ali.

2. Concentração é fundamental. Foque nos exercícios que está fazendo, não deixe a música do MP3 ou as imagens da TV, por exemplo, serem mais importantes que a atividade. Perceber como seus músculos trabalham cada movimento ou observar sua respiração faz com que foque apenas a malhação, obtendo melhores resultados.

3. Escolha os dias que você prefere malhar e não marque nada nessas datas. Ter um horário fixo para a academia ajuda na organização do seu tempo. O ideal é selecionar três dias por semana.

4. Imponha metas próprias e não as abandone no meio do caminho. A cada conquista, trace novos planos. Pode ser um número determinado de quilos a perder ou uma parte específica do corpo que você quer definir. Não pare enquanto não atingir o objetivo.

5. Mais espelho e menos balança. Nem sempre o medidor de quilos define a sua realidade estética. Olhe-se mais no espelho, tenha senso crítico e observe as proporções do seu corpo. Seu peso pode não ser o desejado, mas pode ser o ideal para sua estrutura física. Busque ficar bem com a estética e não com os números.

6.Descanse! Malhar desesperadamente não traz resultados positivos, mas sim o contrário. Dê um intervalo mínino (pergunte ao treinador qual o seu, de acordo com seu treino) e obedeça a regra. O corpo precisa se reestabelecer antes de receber nova carga de força.